Economize ! Converta seus residuos em energia térmica e elétrica com a produção de biogás.
Noruega Tonder , solução entregue por GLS TANKS
Através da ação de bactérias anaeróbias sobre um dado composto orgânico (decomposição), obtém-se o gás metano e C02, pequenas quantidades de hidrogênio, sulfeto de hidrogênio, amônia e outros gases residuais. Este processo já ocorre naturalmente em pântanos, lagoas, esgotos, aterros, etc.
Uso dos resíduos (gorduras, sangue, sobras) provenientes do processamento de bovinos, suínos e aves, ovos. Todo o ésterco gerado também é aproveitado no processo de metanização e produção de biogás.
Podem ser usados resíduos orgânicos provenientes do processamento das colheitas de: soja, milho, cana de açúcar com produção de vinhaça, beterraba, laranja, tapioca, restos de frutas, polpa de cenoura e abóbora, palhas, entre outros.
No Brasil, grande parte do esgoto e resíduos industriais são destinados a estações de tratamento, ETES ou diretamente para aterros sanitários. Geralmente o metano obtido dos processos é queimado em Flares, ou seja não aproveitado, existindo também no caso dos aterros, a possibilidade de contaminação de lençóis freáticos. Desta forma, o reaproveitamento do metano gerado em biorreatores, não só permite a geração de energia limpa, como também fornece grande solução para o descarte de materiais.
Muitos restaurantes, cooperativas de alimentos, feiras, food trucks, supermercados entre outros, têm um percentual de alimentos que não são utilizados, sendo descartados como sobras. Essas sobras orgânicas são de grande valor para a produção de biogás, sendo também convertidas em fonte de energia.
Durante o processo de produção da cerveja são gerados resíduos a partir do malte (grãos, terra de diatomáceas, excedentes de fermentos) que proporcionam grande potencial energético após o processo de metanização. O leite integral fresco também fornece uma alta produtividade para o biogás de 900 (l/kg SV), contendo 63% de metano – CH4. Os resíduos e o bagaço na produção do vinho também possibilitam fonte para os processos de metanização, sendo seu resultado, de grande valor energético.
Para o ciclo industrial, com possibilidade de gerar lucro com a venda do excedente para companhias de eletricidade.
Com transporte e destinação nos descarte de materiais orgânicos. Menor distância entre a produção e o descarte.
Baixa produção de resíduos contaminantes, melhora na pegada do carbono, créditos em CBIOS junto ao Renovabio.
Produção e comercialização de biocombústivel como alternativa para o diesel. Destaque para produção de biofertilizantes para lavouras , com o uso do digestato, matéria orgânica proveniente da digestão.
Redução de impostos (ex. ICMS) na comercialização de gás natural e energia elétrica.
A Eurotanks disponibiliza a mais completa linha de biodigestores para sua planta de biogás. Com modelos do tipo CSTR, UASB, MBBR, EGSB e IC. Entregamos ao cliente a solução em TurnKey, fornecendo os estudos topográficos e estruturais, fundação em concreto, montagem dos anéis, misturadores, sopradores, trocadores de calor, teto em dupla membrana, software de gerenciamento e demais itens necessários ao projeto. Com experiência comprovada na área de biogás, com mais de 20 cases de sucesso instalados pelo mundo todo, a Eurotanks – GLS Tanks, se orgulha de fazer parte da solução em energias renováveis para o mercado brasileiro.
Teto rígido em aço vitrificado
° Pressurizado
° Suporte peso para manutenção
° Plataforma no centro para instalação de ° Motores e acessórios
° Pressão até 35 mbar
° Grande durabilidade
° Suporte neve
Misturador submersível
° Ajustável na altura
° Através da janela de inspeção pode ser feita manutenção sem interromper o reator com a produção de metano
° Mistura uniforme do material orgânico
Janelas de inspeção
° Ajustável na altura
° Através da janela de inspeção pode ser feita manutenção sem interromper o reator com a produção de metano
° Mistura uniforme do material orgânico
Teto membrana de dupla camada
° Suporta grande volume de gás
° Expansível de acordo com o volume
° Pressão de até 5 mbar
° Depende de sopradores para ficar estendido
Trocadores de calor
° Para manter o controle da temperatura em função dos diferentes tipos de bactérias , mesofílicas e termofílicas, são instalados tubos de inox que permitem a circulação de líquidos a temperaturas controladas.
Válvula de sobrepressão
° As válvulas são projetadas como um dispositivo simples e confiável acionado por sistema para proteção contra sobrepressão. Eles são particularmente adequados para aplicações onde não há contra pressão excessiva.
Misturador lateral/axial
° Suporta grande volume de gás
° Expansível de acordo com o volume
° Pressão de até 5 mbar
° Depende de sopradores para ficar estendido
Isolantes térmicos
° São instalados na parte externa do reator, juntos à chapa de aço vitrificado com uma camada de material isolante no meio. Recurso bastante usado em regiões de baixa temperatura.
Misturador central
° Fixado no teto , apenas um motor é capaz de gerar a mistura
° Motor com grande poder de rotação
° Possibilita misturas homogêneas
° Pode ser retirado do reator se considerando uma flan
“Mais de 30 instalações em plantas de biogás, feitas com sucesso pelo mundo todo”
Uma das maiores plantas de biogás da Europa, localizada na Noruega - vila de Skogn , entregue em 2018, resultado de uma parceria entre a GLS Tanks e a Biokraft. Produção de biocombustível e fertilizante através da metanização da restos de pesca.
Estrume de gado e galinha para metanização e posterior conversão em energia elétrica.
Restos de alimentos para metanização e posterior conversão em energia elétrica e térmica.
Tratamento de resíduos de gado e aves para conversão em energia elétrica e térmica
Tratamento de resíduos suínos com conversão em energia elétrica e térmica
Copyright 2021 ©Todos direitos reservados – Eurotanks